SEJA BEM VINDOS

Um Rio é como um espelho que reflete os valores e comportamentos da nossa sociedade. Você já olhou para o rio da sua cidade hoje?

domingo, 23 de maio de 2010

Poesia do Rio - Autor Maury Freitas

Rio


Sou o rio Jaguaribe e choro!
Choro, da nascente até a foz
Choro a solidão do abandono,
A solidão da indiferença.

Choro a água que não corre no meu leito,
As árvores ausentes de minhas margens,
Os pássaros que lá não cantam mais,
Os peixes ausentes a minha beira.

Sou uma mãe de leite ausente do seu peito
Que alimenta e dá vida aos filhos seus.
Sou uma mulher estéril de cujo ventre
Não saiu um só rebento.

Sou o Rio Jaguaribe e choro!
Choro porque de minhas margens
Não surgem as águas dos córregos,
Das lagoas e rebentões encharcados.

Choro porque às minhas margens
Não ouço o cantar das rodas de catavento,
Choro a ausência dos preás, dos tiús,
O grito dos carões, dos socós, das galinhas
D’águas e marrecos.

Acima de meu leito não voam
As garças preguiçosas.
Às minhas beiras não há grilos,
sapos, gias e caçotes.
As raposas soturnas, solitárias
E noturnas espreitando suas presas.

Onde estão os calumbis que me margeiam
Protegendo meus barrancos,
Dando guarida à fauna e flora
Tudo que é vida foi embora..

Nenhum comentário: