SEJA BEM VINDOS

Um Rio é como um espelho que reflete os valores e comportamentos da nossa sociedade. Você já olhou para o rio da sua cidade hoje?

domingo, 23 de maio de 2010

Açudes

O Açude de Orós está localizado no leito do rio Jaguaribe, na região centro-sul do Ceará.
Sua história remonta à época do Brasil Império, quando várias secas se sucederam dizimando um número grande de pessoas e animais. Represar o rio Jaguaribe e fazê-lo perene surgiu como a alternativa mais viável para o solucionar o problema da escassez de água no sertão cearense. No entanto, esta idéia só foi colocada em prática no século XX. Foi construído pelo DNOCS, tendo suas obras concluídas em 1961.
Sua capacidade é de 2.100.000.000 m³, o que o coloca como o segundo maior reservatório do estado. Foi o maior até a construção do Açude Castanhão em 2003.


O Açude Castanhão é um açude brasileiro construído sobre o leito do rio Jaguaribe, no estado do Ceará. A barragem está localizada em Alto Santo, embora atinja outros municípios. A obra foi concluída em 2003, por uma parceria entre a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará - SRH-CE e o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca - DNOCS.
Durante a construção do açude foi necessário remover a antiga sede do município de Jaguaribara, que ficou sob as águas.
A capacidade de armazenamento do Castanhão é de 6.700.000.000 m³, o que o coloca como o maior açude para múltiplos usos da América Latina. Sozinho, ele tem 37% de toda a capacidade de armazenamento dos 8.000 reservatórios cearenses.

Nenhum comentário: