SEJA BEM VINDOS

Um Rio é como um espelho que reflete os valores e comportamentos da nossa sociedade. Você já olhou para o rio da sua cidade hoje?

domingo, 5 de junho de 2011

A coordenadora do SOS Jaguaribe: Iolanda Freitas de Castro na Semana do Meio Ambiente - 2011 - SECULT.

Ilmo. Senhor
Prefeito Municipal de Limoeiro do Norte
João Dilmar da Silva


O Rio Jaguaribe não é mais uma artéria aberta por onde escorre e se perde o sangue do Ceará, como disse Demócrito Rocha, em 07 de janeiro de1929.
O Orós, e o Castanhão estancaram suas águas que corriam livremente nas artérias abertas da bacia do Jaguaribe, e hoje, um magro rio, cumpre o comprido desafio de vencer a tudo, e a si mesmo – assoreado, como diz Virgílio Maia, no hino peleja para o rio Jaguaribe.
E assim, vai sumindo o nobre nome do Jaguaribe que, minguando, some entre podas, entulho, lixo e fezes de animais, resistindo e morrendo - morrendo e resistindo - mutilado.

E o rio Jaguaribe, como criação, geme em dores de parto na esperança de ser libertado da irresponsabilidade do homem jaguaribano, principalmente dos ribeirinhos e dos administradores, que permitem as agressões ao rio , que fecham os olhos para não verem o desmatamento das suas margens, que não respiram, para não sentirem a fedentina, que não atravessam descalços , as águas poluídas, para não serem contaminados, que assistem mudo à degradação do canal, à poluição das águas e a morte do canal, que vem de Moita Verde, em Tabuleiro à foz do Banabuiú, no Bairro Luiz Alves de Freitas em Limoeiro do Norte.

Senhor prefeito, esse momento é muito importante para todos nós, e não podíamos nos calar frente aos problemas ambientais que a cada dia
aumentam, principalmente os que agridem os nossos rios que lentamente vão se transformando numa grande lixeira.

Por isso o SOS Jaguaribe, comitê em defesa do rio está em alerta e atento para o que vem acontecendo no nosso município, e em nome dos estudantes, professores e da população aqui presente, queremos passar às mãos do Sr. Prefeito, este pronunciamento, válido como um documento, que representa o pensamento do CONDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente , do Comitê em Defesa do Rio, dos residentes na rua Inácio Mendes, dos moradores dos bairros Luís Alves de Freitas e Antônio Holanda de Oliveira, do povo da Ilha de Santa Terezinha, dos ribeirinhos das comunidade de Maria Dias e do sítio Milagres e de todos os limoeirenses, que como nós, acreditam ser possível um rio livre de podas, livre de lixo, livre de entulhos e de agressões humanas.

Nós acreditamos senhor prefeito, que é possível fazer cumprir as leis existentes no país com o rigor da fiscalização, proibindo o descarte de materiais estranhos na Barra do Banabuiú, nas margens do Jaguaribe, principalmente no final da rua Filismino Maia, ou seja, na descida do mercado do peixe e na altura do estacionamento das carroças.

Nós acreditamos que com vontade política e com o “arregaçar de mangas” da equipe administrativa é possível retirar do leito dos rios a
vegetação que cobre suas areias e livrá-los do lixo e do entulho que margeiam seus canais, retirando todos os restolhos que ferem os nossos olhos.

Nós acreditamos ainda que é possível manter uma guarda municipal de fiscalização do rio impedindo o descarte de podas, lixo e entulhos que agridem a beleza da paisagem.

Nós acreditamos também, que é impossível preservar e conservar o meio ambiente, sem educação ambiental, por isso é preciso regularizar o funcionamento da AMMA, autarquia municipal de Meio Ambiente, para que o município de Limoeiro implemente uma política de educação ambiental ampla e extensiva a toda população limoeirense.

Senhor prefeito, nós acreditamos que ainda é possível salvar o canal do Jaguaribe que vem da sua bifurcação em Moita Verde até a barra do Banabuiú e que o senhor poderá passar para a história do nosso Estado e principalmente do nosso município como o “maior defensor do nosso slogan”
SE NÃO HÁ MAIS JAGUAR SE SALVE O RIO.
Em nome de todos,


Iolanda Freitas de Castro
Coordenadora do SOS Jaguaribe – Comitê em defesa do rio
SE NÃO HÁ MAIS JAGUAR SE SALVE O RIO .

Praça Nossa Senhora da Assunção
Limoeiro do Norte, 28 de maio de 2011.

Nenhum comentário: